A Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, através da Direção Regional dos Arquivos, das Bibliotecas e do Livro/ Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira abre ao público a exposição “Imagens e Memória do Concelho do Porto Moniz”, amanhã, dia 24 de setembro, pelas 16h30, no Salão Paroquial do Seixal. O secretário regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, marca presença no evento.
Esta exposição, a nona no âmbito do projeto Imagens e Memória dos Concelhos da Madeira, pretende mostrar realidades do espaço concelhio do Porto Moniz com imagens datadas da segunda metade de Oitocentos até à década de 1970 e que advêm de vários fundos documentais em depósito no Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM), alguns pertencentes ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s (MFM-AV).
A exposição é coordenada por Filipe dos Santos, com a colaboração com Dinis Gouveia Pacheco. Esta iniciativa tem ainda os seguintes intervenientes: legendas – Alda Pereira, Ana Men, Lícia Guerra, Manuela Marques, Paula Silva, Tânia de Jesus e Zélia Fernandes Dantas; grafismo – Leonardo Vasconcelos e Ana Aguiar; e montagem – Dalila Góis e Rute Rodrigues.
O secretário regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, destaca que o projeto “Imagens e Memórias dos Concelhos da Madeira”, composto por exposições e catálogos, representa “um autêntico arquivo da memória dos municípios madeirenses, guardando narrativas que nos identificam como comunidade”.
Segundo Eduardo Jesus, esta ação “proporciona uma oportunidade única de recuar no tempo, revisitando as localidades noutras fases da sua história e percebendo de forma evidente a transformação e o progresso que moldaram a Região ao longo dos anos”.
A mostra ficará patente ao público até o final do corrente ano de 2025.