Detida idosa suspeita de atear pelo menos um fogo no Ameixial em Loulé

A mulher terá ateado o incêndio com recurso a chama direta num coberto vegetal composto.

Uma mulher de 81 anos foi detida na segunda-feira por suspeitas de atear pelo menos um incêndio florestal no Lugar de Revezes, no Ameixial, em Loulé, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Em comunicado, a PJ adianta que a idosa é suspeita de atear um incêndio naquele local em 13 de setembro, sendo que as autoridades têm a “forte convicção” de que a mulher tenha também sido responsável por mais ignições no mesmo lugar.

Segundo as autoridades, pelo menos desde 12 de março de 2024 que se têm vindo a verificar ignições no Lugar de Revezes, num total de seis.

A mulher terá ateado o incêndio com recurso a chama direta num coberto vegetal composto, essencialmente, por combustíveis finos secos e mortos, especifica a PJ.

Para este incêndio foram mobilizadas as corporações dos bombeiros de Almodôvar, Loulé, S. Brás de Alportel e Faro, meios da Junta de Freguesia do Ameixial e uma patrulha da GNR.

Nesse dia, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) previa para a região tempo bastante quente e seco, com temperatura máxima de 38º C e índice de humidade relativa do ar inferior a 30%, condições que determinaram a emissão de alerta vermelho para o risco de perigo de incêndio.

A operação foi desencadeada pela diretoria do Sul da Polícia Judiciária, com a colaboração do Grupo de Trabalho para Redução das Ignições – Zona Sul, composto por elementos da GNR, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e PJ.

A detida vai agora ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de eventuais medidas de coação.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *