A ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação assinala este ano o seu 32.º aniversário, um marco que reflete não apenas a passagem do tempo, mas sobretudo a consolidação de um percurso dedicado à ciência, à tecnologia e à inovação, em prol do desenvolvimento sustentável da Região Autónoma da Madeira.
Para o futuro, pretende reforçar as infraestruturas de investigação, impulsionar a transição digital e ecológica, aumentar o número de investigadores e fomentar a transferência de conhecimento para a economia regional.
Fundada a 22 de setembro de 1993, com a designação CITMA, nasceu com a missão de promover o desenvolvimento regional através da investigação científica, do progresso tecnológico e da inovação. Em 2013, assumiu o nome atual – ARDITI –, refletindo uma visão renovada e uma ambição reforçada: fazer da I&D+Ium verdadeiro motor de desenvolvimento económico, ambiental e social da Madeira.
“Celebrar 32 anos é celebrar as pessoas que nos trouxeram até aqui e reafirmar o nosso compromisso com o futuro. Queremos continuar a ser uma instituição que transforma conhecimento em valor para a sociedade”, sublinha Rui Caldeira, Presidente da ARDITI.
Ao longo destas três décadas, a ARDITI tem escrito uma história feita de investimento estratégico, inovação e retenção de talento na Região. Uma história que honra o passado, atua no presente e se projeta com confiança nos desafios e oportunidades do futuro.