A Estratégia Municipal ‘A Semear Funchal’, lançada em 2023, abrangeu 15 mil pessoas em 320 ações de literacia alimentar e em 50 showcookings. Números avançados esta tarde, no Largo da Restauração, por Helena Leal, vereadora com o pelouro da Educação e da Saúde. As palavras daquela responsável foram prestadas na sessão de abertura da V Semana da Alimentação, que contou com a presença da secretária regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Elsa Fernandes.
A vereadora recordou que a Estratégia Municipal da Alimentação “não é um trabalho exclusivo da Câmara, mas sim desenvolvido em colaboração com escolas, associações, empresas e a comunidade”.
Para Helena Leal, o trabalho em rede é essencial.
“Só assim conseguimos alcançar o grande objetivo, que é dar às pessoas a oportunidade de serem os principais agentes da sua saúde e bem-estar, adotando escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis”, disse.
Na placa central, destaca-se o “mercadinho saudável e sustentável”, que este ano conta com a participação de 10 empresas e associações, apostando no consumo de produtos regionais e sazonais, além de oferecer um espaço dedicado à saúde.
Após a sessão de abertura, realizou-se um showcooking com o chef Filipe Janeiro, em simultâneo com uma atividade educativa dinamizada pelo Centro Isoplexis da Universidade da Madeira.
O programa inclui ainda palestras, painéis, ações educativas e showcookings dedicados à alimentação saudável e sustentável, contando com a participação de associações, empresas e entidades do Governo Regional.
A V Semana da Alimentação decorrerá no Largo da Restauração ao longo da semana e, no sábado, no Parque Ecológico do Funchal, estando prevista a atividade de colheita e confeção de doce de uveira-da-serra, sujeita a inscrição prévia.