Na manhã deste domingo, a Avenida do Mar encerrou ao trânsito automóvel para abrir espaço a centenas de funchalenses que participaram no Mobi Open Day.
O evento, integrado na Semana Europeia da Mobilidade, promovida pela Câmara Municipal do Funchal, transformou o coração da cidade num amplo espaço de consciencialização sobre mobilidade sustentável. Segundo Cristina Pedra, presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), que se fez acompanhar pelo vice-presidente, Bruno Pereira, a aposta deste ano recaiu sobre o público infantojuvenil, com um vasto leque de atividades associadas às questões da mobilidade.
“Ao longo da manhã e início da tarde, o evento proporcionou um vasto conjunto de atividades que tiveram como principal objetivo sensibilizar a população para as várias questões de mobilidade. Desde a prática de exercício físico, como aulas de Body Combat e Zumba, a performances de dança contemporânea, caminhadas pedonais e a oportunidade de testar veículos elétricos, várias foram as atividades que marcaram a agenda deste domingo, onde as questões da mobilidade estiveram no centro das atenções”, refere a autarquia, em comunicado.
Em declarações no local, a presidente da CMF, Cristina Pedra, destacou a importância estratégica de discutir as questões da mobilidade, com especial foco nas gerações mais novas. “Esta edição da Semana Europeia da Mobilidade representou uma aposta forte no público mais jovem, trabalhando em conjunto com os nossos centros comunitários. O objetivo principal foi sensibilizar a população para as questões associadas à mobilidade, com iniciativas que foram muito além de um único dia. Promovemos caminhadas pedonais, seguidas de palestras sobre envelhecimento ativo, com a preciosa colaboração de especialistas em Saúde e Longevidade. Paralelamente, e porque a mobilidade também se faz de opções ecológicas, disponibilizámos test drives gratuitos em veículos elétricos, para sensibilizar os cidadãos para esta alternativa na aquisição de um veículo próprio.”
“As questões de Segurança Rodoviária foram outra prioridade absoluta, com a colaboração fundamental da Polícia de Segurança Pública (PSP), que nos acompanhou em várias atividades ao longo da semana, focadas na segurança nas estradas e nos passeios. Estes são apenas alguns exemplos do trabalho abrangente e incansável que foi realizado durante toda esta Semana Europeia da Mobilidade e que termina amanhã, segunda-feira. Desde associações de ginástica, atletismo, patinagem, são alguns exemplos da forte aposta no associativismo e que geram forte mobilização para atividades como o Mobi Open Day que encheu a Avenida do Mar em prol do bem comum: mais mobilidade, mais sustentabilidade ambiental.”
“O Mobi Open Day foi, assim, mais do que uma manhã de diversão, foi um verdadeiro exemplo de que é possível reforçar o Funchal como destino cada vez mais sustentável e consciente dos desafios de futuro”, remata a CMF.