A candidata do JPP à Câmara Municipal do Funchal, Fátima Aveiro, pretende esbater estigmas associados aos bairros sociais.
“Este é um exemplo concreto da incompetência e inércia da atual gestão PSD/CDS para com os bairros que estão sob a sua tutela”, condenou a candidata, numa visita ao Bairro de Santa Maria, uma vez que “a habitação social no Funchal tem vindo a degradar-se por falta de obras de reparação e manutenção, e esta situação acontece quando os mesmos partidos que governam a Câmara e a Região andam há três anos a falar de recordes no PIB e na receita fiscal, sendo difícil entender que havendo tanto dinheiro os problemas continuem a arrastar-se por vários anos, não entendemos esta falta de critério e de prioridades”.
Garantindo ter “consciência de que sem resolver primeiramente os problemas das pessoas, ajudar a realizar as obras de que precisam e melhorar as condições de habitabilidade, se a Câmara não for ágil a responder e a primeira a dar o exemplo de compromisso e responsabilidade, naturalmente que os moradores não estarão disponíveis para colaborar ou mudar comportamentos”.
Assim sendo, o JPP afirma ter um plano para intervir “urgentemente” nos bairros e “atender às muitas queixas” que tem ouvido.
“Temos bairros sociais que já foram premiados. Acredito que podemos recuperar o que nos distinguiu porque há vantagens em viver num bairro social, há serviços, supermercados, lojas, espaços públicos, o problema é a falta de um plano de intervenção para manter qualidade e dignidade, isso não tem existido com esta Câmara PSD/CDS”, frisou Fátima Aveiro, lançando o desafio aos moradores que se dediquem a cuidas das zonas situadas à entrada dos prédios, organizarem-se para cuidador dos jardins e espaços públicos. “Esta ligação à natureza torna-nos pessoas melhores”, rematou.