A Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo, sob tutela da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, organizou este sábado a 8.ª edição do torneio “Colombo’s Golf Trophy”, que decorreu no Porto Santo Golfe, campo desenhado pelo lendário golfista Severiano Ballesteros.
O evento, que integra a programação do Festival Colombo, contou com o apoio da Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura e da Associação de Promoção da Madeira, reunindo mais de uma centena de praticantes. Entre fair-play, boa disposição e espírito de confraternização, a competição voltou a afirmar-se como um dos eventos desportivos mais aguardados do ano na ilha dourada.
Na cerimónia que se seguiu à competição, marcada pela presença de uma plateia numerosa, composta por visitantes maioritariamente oriundos de Portugal continental, o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Rodrigues, em representação do Governo Regional, destacou as várias intervenções em curso no Porto Santo, nomeadamente a construção da Unidade Local de Saúde.
“Esta nova infraestrutura vai permitir reforçar a assistência e os cuidados de saúde no Porto Santo, assegurando maior segurança e qualidade tanto para a população residente como para quem visita a ilha” afirmou o Secretário Regional sublinhando ainda que “para residentes e para quem nos visita, representa a certeza de que poderão contar com um serviço público de saúde de excelência. Para o setor turístico, trata-se também de uma mais-valia, já que reforça a confiança no destino, promovendo-o não só pela qualidade da sua oferta natural e cultural, mas também pela fiabilidade das suas respostas ao nível da saúde.”
O governante assegurou ainda que o projeto para um segundo campo de golfe será concretizado, salientando a importância do Porto Santo Golfe enquanto motor para combater a sazonalidade e atrair visitantes ao longo de todo o ano. “Esta infraestrutura tem contribuído para manter a hotelaria, a restauração e os serviços em plena atividade ao longo do ano, potenciando o desenvolvimento socioeconómico da ilha, que deixou de ser um destino apenas de verão”, afirmou.
A cerimónia contou ainda com a presença da Diretora Regional do Turismo, Bárbara Spínola.
Vencedores e destaques da prova
O atleta regional Ricardo Camacho, do Clube de Golfe do Santo da Serra, sagrou-se vencedor Geral Gross, ao totalizar 77 pontos. Na categoria feminina, Fátima Pereira venceu com 40 pontos, seguindo-se Ana Bento (39) e Maria José Corrales (35).
Entre os senhores, José António Silva garantiu o primeiro lugar com 42 pontos, à frente de Rui Manuel Soreto, segundo classificado (40 pontos, com melhor resultado nos buracos 16, 17 e 18), e de Marcelo Mendonça, terceiro, também com 40 pontos.
Os prémios especiais foram atribuídos a Alena Lette e José António Silva (“Bola Mais Perto”), enquanto Fátima Pereira e Miguel Pereira arrecadaram os galardões de “Drive Mais Longo”.
A prova contou ainda com a presença de figuras conhecidas do golfe nacional, entre as quais Pedro Nunes Pedro, Presidente da Federação Portuguesa de Golfe, o Presidente do Clube de Golfe do Sporting, o Presidente do Clube de Golfe dos Arquitetos, Dante de Macedo, e ainda o embaixador do torneio, Jorge Gabriel.
Na sua intervenção, Élia Ribeiro, Presidente da Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo, destacou o investimento de mais de 200 mil euros realizado em 2025 para a manutenção e valorização da infraestrutura. Este montante permitiu melhorias no sistema de rega, a aquisição de novos equipamentos para os buggies elétricos e a aquisição de serviços especializados, em cuidados com a relva e jardinagem.
Recorde-se que o campo de golfe do Porto Santo é composto por dois percursos distintos: o percurso sul, que exige um jogo longo e preciso, no estilo tradicional americano, pontuado por lagos, e o percurso norte, que se desenvolve no topo das magníficas falésias. A infraestrutura dispõe ainda de um percurso de 18 buracos, um circuito curto de “par 3”, um Driving Range com capacidade para 40 praticantes em simultâneo e um moderno “Club House”.
Reconhecido a nível internacional, o Porto Santo Golfe ostenta a distinção GEO Certified®, a certificação de sustentabilidade mais respeitada no setor do golfe. O galardão atesta certificado assenta essencialmente na proteção da natureza, através dos habitats e biodiversidade, tratamento da relva e prevenção da poluição, na salvaguarda dos recursos, nomeadamente nas questões relacionadas com a água, energia e outros materiais e na importância conferida ao compromisso com a comunidade envolvente.
Assim, o “Colombo’s Golf Trophy” reafirma-se não apenas como um momento desportivo de referência, mas também como um evento estratégico para a promoção turística e socioeconómica da ilha do Porto Santo,sublinhando o papel central do golfe enquanto motor de desenvolvimento sustentável na ilha do Porto Santo.