A Galeria Lourdes apresenta uma exposição dedicada à obra de João Cutileiro (1937–2021), “figura maior da escultura portuguesa contemporânea, cujo trabalho em torno do nu marcou de forma decisiva a arte nacional”.
“Com uma linguagem ousada e profundamente sensível, Cutileiro reinventou o corpo na escultura — captando, entre o traço inicial e a dureza do mármore, uma sensualidade subtil, íntima e ao mesmo tempo pública. As suas figuras femininas, esculpidas com precisão e lirismo, são mais do que corpos nus: são presenças que resistem ao tempo, entre o erótico e o sagrado, entre a tradição clássica e a liberdade moderna”, descreve a galeria, em comunicado.
Nesta mostra, a Galeria Lourdes renova o seu compromisso com a celebração dos grandes nomes da arte portuguesa, “oferecendo ao público um encontro com um artista que esculpiu não apenas a forma, mas também o olhar de várias gerações”.
Refira-se que todas as peças presentes nesta exposição constam da coleção privada da Galeria Lourdes/Aurélio Tavares.
A exposição, aberta este sábado ao público, estará patente até à primeira semana de novembro.
A galeria está aberta das 14h00 às 18h00, de terça a sexta-feira e das 10h00 às 17h30, com interrupção ao almoço, aos sábados.