A Universidade da Madeira (UMa) conseguiu colocar 106 estudantes na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), de acordo com os dados divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) este domingo.
Das 279 vagas abertas na instituição nesta fase, às quais se acrescentam oito lugares de recolocação e uma vaga adicional, resultando em 288 lugares disponíveis, pouco mais de um terço foi ocupado. Ficaram, de acordo com a DGES, 182 vagas sobrantes, o que representa uma taxa de ocupação de vagas de 36,8%.
Os cursos da área das engenharias concentram parte significativa dos lugares por preencher, nomeadamente Engenharia Informática (25), Engenharia Eletrónica e Telecomunicações (16), Engenharia Civil (7), Engenharia Física e Computacional (8), Engenharia Biomédica (7), Bioquímica (15) e Matemática (15).
Na Faculdade de Ciências Sociais, ficaram ainda vagas por ocupar em Economia (26) e Ciências da Educação (1), enquanto na Faculdade de Ciências da Vida sobrou apenas uma vaga em Biologia.
A Faculdade de Artes e Humanidades apresenta sobrantes relevantes em Estudos de Cultura (25), Comunicação, Cultura e Organizações (9) e Artes Visuais (5). Já na Escola Superior de Tecnologias e Gestão, o curso de Direção e Gestão Hoteleira mantém 22 lugares disponíveis.
A UMa abriu 714 vagas na 1.ª fase e 279 na 2.ª fase, tendo colocado 106 alunos nesta segunda ronda de candidaturas. Tendo em conta que foram 185 os candidatos que tinham a UMa como 1.ª opção, a taxa de colocação foi de 57,3%, ligeiramente superior à média nacional nesta métrica.
Em todo o país, 16.594 candidatos em 1.ª opção concorreram à 2.ª fase do CNAES, dos quais 8.824 conseguiram colocação.