Micaela Freitas, no I Encontro Multidisciplinar, Cardiovascular, Metabólico e Pulmonar de MFG da Madeira e Continente, destacou, hoje, os esforços que têm vindo a ser feitos, na Região, em prol dos utentes.
”O utente é e deve ser sempre a nossa prioridade”, expressou a secretária regional de Saúde e Proteção Civil, lembrando que as doenças cardiovasculares e pulmonares continuam a ser uma das principais causas de morte, “exigindo, portanto, uma abordagem conjunta, centrada no doente e não na doença”.
“A Medicina Geral e Familiar assume aqui um papel central, porque é na proximidade com as comunidades que conseguimos tratar precocemente sinais de risco, acompanhar o impacto das terapêuticas e, acima de tudo, promover hábitos de vida saudáveis. Mas só conseguimos fazê-lo de uma forma eficaz se trabalharmos em rede, em verdadeira articulação multidisciplinada. Este encontro é, portanto, uma oportunidade para aprender, partilhar e, sobretudo, construir pontes entre áreas do saber”, destacou a governante.
Na ocasião, a dirigente aproveitou para lembrar o lançamento internacional, através do IASAÚDE, do concurso público para o desenvolvimento do Registo de Saúde do Utente, a cobertura de médicos de família a 100% na Madeira e os vários projetos de investigação e em soluções digitais. “O investimento na saúde é para continuar”, asseverou.