O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suécia anunciou hoje ter convocado o embaixador da Rússia para protestar contra a intrusão de cerca de 20 drones no espaço aéreo da Polónia.
Moscovo alegou que não tinha a intenção de violar o espaço aéreo russo, mas Varsóvia considerou tratar-se de uma ação deliberada.
“As violações russas são inaceitáveis e constituem uma ameaça à segurança europeia”, afirmou a ministra dos Negócios Estrangeiros sueca, em comunicado.
Maria Malmer Stenergard salientou que durante o encontro com o diplomata “foi sublinhado o direito da Polónia de afirmar a integridade territorial e de defender o espaço aéreo” do país.
Também o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Rangel, convocou o embaixador russo para pedir explicações sobre “a invasão do espaço aéreo e da fronteira” da Polónia, disse à Lusa fonte oficial.
Na madrugada de quarta-feira, o espaço aéreo polaco foi violado repetidamente por drones russos, de acordo com as autoridades polacas.
O incidente, condenado pelos países da NATO e da UE, aprofundou o receio de longa data de que a guerra de três anos entre os vizinhos da Polónia possa precipitar um conflito mais amplo.
A Polónia pediu também uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU, que se deverá realizar na sexta-feira.