Prevenção do Suicídio em conferência e debate na Assembleia Municipal

Está a decorrer, hoje, na salão nobre da Câmara Municipal do Funchal uma sessão de informação, sensibilização e debate dedicada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental, organizada pela Câmara Municipal do Funchal e que conta com a participação de vários especialistas na área da saúde mental.

A vereadora Helena Leal, que detém o pelouro da Juventude, mas também da Saúde e das Políticas de Longevidade, realçou a importância desta iniciativa, lembrando o papel que a autarquia tem tido, nomeadamente através de sessões e diversas outras iniciativas de sensibilização e de literacia sobre o assunto, sendo que até são transversais no público alvo, isto é, não se destinam apenas aos mais jovens.

Helena Leal realçou ainda a importância de “pedir ajuda”, enquanto ato “de coragem e valentia”, até porque, como explicou, vivemos em comunidade e a cooperação e entreajuda são fundamentais.

O programa teve início às 14h30, com a sessão de abertura a cargo da vereadora e presidente do Conselho Municipal de Saúde e Bem-Estar da Câmara Municipal do Funchal, Helena Leal.

Seguindo-se a intervenção da psicóloga clínica Filipa Gomes, do Serviço de Psiquiatria do SESARAM, que apresentou a comunicação intitulada “Desvendando o Risco: fatores de risco para a ideação suicida – um estudo na Região Autónoma da Madeira”.

Do programa incluiu outras intervenções, tais como da psiquiatra Joana Gomes, também do Serviço de Psiquiatria do SESARAM, EPERAM, que abordou o tema “Suicídio: compreender para prevenir”.

Refira-se também a comunicação de Joana Fernandes, psicóloga clínica do SESARAM, a exercer no Centro de Saúde da Nazaré, que versou sobre o “Suicídio: algumas estratégias comunitárias de prevenção”.

Posteriormente, o enfermeiro especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica André Barreto, enfermeiro supervisor do Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, partilhou a sua experiência no âmbito do “Programa Mais Contigo”.

Após estas intervenções, terá lugar um debate às 16h45, moderado por Paulo Milheiro, da Divisão de Saúde e Bem-Estar da Câmara Municipal do Funchal, estando o encerramento da sessão previsto para as 17h00.

Esta ação pública visa fomentar um espaço de reflexão e diálogo aberto sobre a prevenção do suicídio, contribuindo para a consciencialização social e para o reforço da resposta comunitária nesta área, promovendo a saúde mental e o bem-estar da população.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *