A candidatura da Iniciativa Liberal à Câmara de Santa Cruz defende a criação de um portal de transparência municipal em tempo real de contratos, despesa e indicadores de desempenho.
Em plena era digital, a candidatura diz ser “inadmissível que a Câmara Municipal de Santa Cruz continue a operar com níveis mínimos de transparência, ausência de prestação pública de contas e desvalorização da participação cidadã”.
”Relatórios orçamentais pouco acessíveis, decisões tomadas à porta fechada e falta de consulta pública sobre investimentos importantes são sinais de uma governação ultrapassada, que não confia nos cidadãos nem quer ser escrutinada”, critica a IL.
Além do mais, defende a introdução de um orçamento participativo vinculativo e a realização de audições públicas antes de qualquer grande investimento, pois João Côrte Fernandes, candidato à presidência, considera que “a transparência é o alicerce da confiança”.
“Um município que esconde decisões ou ignora os seus cidadãos não está a servir a democracia. A IL quer abrir a Câmara à população e devolver poder a quem o elegeu”, afirma, garantindo que o partido, em caso de eleição, irá apostar numa governação “transparente, auditável e participada”