Escola Gonçalves Zarco finalista nacional do ‘Apps for Good’

No próximo dia 16 de setembro, o Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, acolhe a final da 11.ª edição do programa ‘Apps for Good’, que contará com a participação da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Gonçalves Zarco, do Funchal, representante dos alunos insulares nesta competição.

A participação da Escola Gonçalves Zarco na final nacional do Apps for Good destaca o talento e o empenho dos jovens madeirenses, evidenciando como a educação e a tecnologia podem caminhar lado a lado na criação de respostas inovadoras para os desafios sociais do presente e do futuro.

A escola madeirense apresenta-se a concurso com o projeto ‘HAWK’ (Helping Around With Kindness), uma solução tecnológica desenvolvida para melhorar a qualidade de vida de idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

O ‘HAWK’, alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 – Saúde de Qualidade, propõe uma aplicação inovadora que facilita o acesso a apoio em tarefas domésticas, acompanhamento médico, compras e momentos de lazer, informa a nota da CDI Portugal, da organização.

A plataforma promove uma rede de solidariedade e proximidade, através da colaboração entre voluntários e entidades locais, permitindo que os utilizadores recebam ajuda sem sair de casa.A final do ‘Apps for Good’ reúne cerca de 30 projetos de alunos de escolas de todo o país, do 5.º ao 12.º ano, que apresentam soluções tecnológicas para desafios reais nas áreas da educação, saúde, igualdade de género, inovação, sustentabilidade, ação climática e justiça social.

O programa, promovido pelo CDI Portugal, desafia alunos e professores, ao longo de um ano letivo, a experienciar o ciclo completo de desenvolvimento de um produto digital. Nos últimos 11 anos, envolveu mais de 28.500 alunos, 1.800 professores e 700 escolas, resultando em milhares de soluções com impacto nas comunidades.

A cerimónia de encerramento contará ainda com a presença de João Baracho, Diretor-Executivo do CDI Portugal, Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Bernardo Correia, Secretário de Estado para a Digitalização, e Luís Fernandes, Diretor-Geral da DGAE, em representação do Ministro da Educação e Ciência.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *