A coligação PSD/CDS ‘Machico com Futuro’ elegeu hoje a educação com “um dos pilares” do projeto que pretende implementar no concelho.
Numa iniciativa realizada junto à Escola Básica e Secundária de Machico, o candidato à Câmara Municipal, Luís Ferreira, afirmou que “investir em formação significa investir nos jovens e no futuro de Machico”, tendo em conta que “a aposta numa educação de qualidade é a melhor forma de garantir o progresso económico, social e cultural”.
Nesse sentido, salientou que essa aposta passa também por estar ao lado das famílias no investimento que fazem na educação dos seus filhos, através da criação de programas de apoio transversais, desde o pré-escolar ao ensino secundário, que permitam a atribuição de material didático, refeições, transportes, manuais escolares e tecnologias. Mas também com apoios ao ensino superior, “garantindo que os jovens de Machico tenham as mesmas oportunidades que os jovens de outros concelhos e regiões”.
Se vencerem as eleições de 12 de outubro, a coligação promete “conceder bolsas de estudo a todos os estudantes de licenciatura, mas também a jovens que frequentem mestrados. Pretendemos, desta forma, reduzir as desigualdades socioeconómicas, promover a qualificação avançada e estimular o regresso de jovens qualificados ao concelho, fortalecendo o tecido social e económico”.
A candidatura apelou ainda que os estudantes universitários do concelho que estejam a estudar fora a usarem o voto antecipado.
“O projeto “Machico com Futuro” defende uma democracia mais próxima e participada, em que todos tenham a oportunidade de exercer o seu direito de cidadania”, sublinhou Luís Ferreira, acrescentando que “este compromisso reforça a transparência, a inclusão e a confiança nas instituições”.
Nesta iniciativa, o candidato à Câmara Municipal de Machico realçou ainda a necessidade de um novo pavilhão polivalente, lembrando que esta é uma obra que está a ser preparada pelo Governo Regional e que é de extrema importância, pois permitirá apoiar as atividades curriculares e extracurriculares, fomentar o desporto de base e o desporto federado e criar um espaço multifuncional para eventos culturais e comunitários.