PS objetiva preservação do património cultural do Porto Santo

A candidatura do PS à Câmara Municipal do Porto Santo tem, como um dos seus objetivos, preservar a cultura tradicional da ilha dourada.

Nádia Melim, que concorre à autarquia, entende que “é fundamental valorizar e promover os principais traços da etnografia porto-santense, não só para garantir a sua transmissão às novas e às futuras gerações, mas também enquanto ativo turístico”. A socialista critica, ainda, aquele que considera ser um “completo abandono a que a área da cultura tem vindo a ser votada por parte dos executivos camarários do PSD” e sublinha que “é tempo de mudar e de dar verdadeiramente valor ao património genuíno”.

Entre as várias propostas que tem para o setor, a candidata do PS aponta a recriação de uma casa típica do Porto Santo – a denominada Casa de Salão – com uma arquitetura marcada pela janela ao meio, as duas portas laterais, a cobertura de salão, o forno de pedra e a eira. “O objetivo passa por criar um núcleo que possa ser visitável e que seja um veículo de transmissão desta marca identitária da ilha”, explica Nádia Melim, reforçando o intuito de “preservar as memórias e as tradições do povo”.

Por outro lado, e tendo em vista a interligação entre a cultura e o turismo, a socialista propõe-se também a criar postos de turismo nas entradas da ilha – junto ao aeroporto e ao porto de abrigo – para disponibilizar informações aos turistas sobre aquilo que podem encontrar no Porto Santo.

Além disso, o PS defende a colocação de ‘QR Codes’ nas principais ruas da cidade, através dos quais os visitantes poderão obter informações sobre a história da ilha, os principais pontos turísticos, os espaços culturais, os estabelecimentos comerciais e os eventos.

No campo cultural, Nádia Melim preconiza ainda a criação de uma Banda Municipal, oferecendo as condições necessárias para a preservação do património musical da ilha.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *