O secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, representou esta manhã o presidente do Governo Regional na sessão solene do Dia do Concelho da Ponta do Sol, que decorre no Centro Cultural John dos Passos. Na intervenção, destacou investimentos estruturantes para o concelho e garantiu disponibilidade total do executivo para colaborar com a autarquia.
“Permitam-me que em dia festivo elogie a Ponta do Sol, as suas gentes e a sua comunidade emigrante”, afirmou, lembrando também o peso histórico das culturas ricas, como a cana-de-açúcar e a banana, na economia local.
Nuno Maciel frisou que, apesar das diferenças políticas, “o bem-estar da população nos coloca do mesmo lado” e rejeitou “picardias políticas de ocasião”, optando por apresentar um balanço dos investimentos já realizados e projetados para o concelho.
Entre as obras concluídas, destacou o Reservatório de Rega dos Canhas (Tito Noronha), num investimento de 3 milhões de euros. Em fase de contratação pública, encontra-se a consolidação da Galeria das Rabaças, também com 3 milhões de euros, considerada essencial por ser “a única origem de água para abastecimento público de todo o concelho da Ponta do Sol”.
Na área da habitação, o Governo Regional prevê entregar até junho de 2026 60 novos fogos, 30 na Lombada e 30 no Serrado da Cruz, num investimento de 12,5 milhões de euros, no âmbito do Programa Renda Reduzida.
Quanto às acessibilidades, o governante reafirmou a prioridade da Via Expresso Ponta do Sol/Canhas e da duplicação da plataforma rodoviária entre Ribeira Brava e Ponta do Sol, para mitigar o tráfego na Estrada do Lugar de Baixo. Estão também previstos a requalificação da ER222, nos Canhas, e a estabilização da Escarpa Sobranceira à Via Expresso, no Lugar de Baixo.
Nuno Maciel recordou igualmente medidas já implementadas, como a gratuitidade dos passes sociais para jovens até 23 anos e para maiores de 65, bem como a renovação da frota de autocarros, que representam “poupança dos agregados familiares e aumento de passageiros nos transportes públicos”.
No parque escolar, destacou a futura ampliação da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, com um novo edifício multifuncional e auditório, num investimento de cerca de 6 milhões de euros, e intervenções de segurança na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de Carvalhal e Carreira.
Outro projeto em análise é a reformulação do Centro de Floricultura do Lugar de Baixo, que passará a Centro Interpretativo da Flor da Madeira, com “forte componente experimental, científica e turística”.
Recordando ainda investimentos anteriores em infraestruturas marítimas, rede viária, caminhos agrícolas, educação e apoio à agricultura, o secretário regional reforçou: “Não se pode dizer com honestidade intelectual e seriedade política de que o Governo desta Região Autónoma não investe na Ponta do Sol.”
Na reta final do discurso, deixou uma palavra aos autarcas do concelho, deixando “politiquices à parte”: “Estou certo, que em cada momento, todo deram o seu melhor pela população que os elegeu.”
“Contem sempre comigo para estabelecer pontes e fortalecer entendimentos, pelos ponta-solenses”, finalizou.