A tragédia abateu-se, a semana passada, sobre Lisboa, com o descarrilamento do Elevador da Glória. Vários mortos e feridos deixaram o País em choque e de luto e inúmeras famílias caíram numa dor que certamente demorará a cicatrizar, se é que algum dia tal será possível. Acontece que, na Madeira, há 93 anos, também uma locomotiva descarrilou no Caminho de Ferro do Monte. Lembra-se?
Ainda que as proporções deste acidente, ocorrido na linha férrea em cremalheira, entretanto extinta, não tenham sido tão avassaladoras quanto o caso que teve lugar na capital portuguesa, certo é que aquela data – 11 de janeiro de 1932 – para sempre ficou marcada na história da Região, sobretudo por ter provocado o falecimento do maquinista.
O descarrilamento de 1932 não foi uma estreia no que toca a catástrofes naquela ferrovia. Ainda antes deste infortúnio, já outro episódio desastroso tinha ocorrido e passara a assombrar o Caminho de Ferro. Nesta linha férrea, que unia o centro do Funchal à freguesia do Monte, explodiu a caldeira da locomotiva, a 10 de setembro de 1919.
Leia mais na rubrica ‘Lembra-se?’ da edição impressa de hoje.