Iniciativa Liberal quer investir no urbanismo nas zonas altas

“O Funchal tem espaço. O que falta é visão”. Eis uma constatação de Sara Jardim, candidata da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal.

A candidata descreve, em comunicado, que nas zonas altas da cidade existe espaço e margem de terreno para crescer, “mas o crescimento está parado com base em restrições difíceis de aceitar”. “A Câmara ignora a pressão crescente no centro e nada faz para desbloquear novas zonas urbanas, mantendo planeamentos desatualizados, processos de licenciamento lentos e falta de visão estratégica”, critica.

“Quem tem terrenos nas zonas altas vê-se encurralado por entraves técnicos e prazos indefinidos; quem procura comprar ou arrendar casa não encontra opções acessíveis; quem quer construir, desiste. Isto é o resultado de um urbanismo feito à vista curta, caso a caso, com decisões avulsas, sem uma estratégia clara e focado no proibicionismo”, afirma Sara Jardim.

A alternativa, proposta pela candidatura da Iniciativa Liberal, passa, deste modo, por planos urbanos bem desenhados, corredores de transporte público integrados, incentivos à construção de habitação familiar e condições para que o setor privado “faça aquilo que o Estado não consegue: colocar habitação acessível no mercado com mais rapidez, menos custos e maior diversidade tipológica#.

“O crescimento é inevitável. A escolha está entre um crescimento desordenado ou um crescimento inteligente. A Iniciativa Liberal escolhe o segundo: com liberdade para investir, regras claras para construir e um Funchal preparado para crescer com equilíbrio e segurança”, conclui a candidata à presidência da Câmara.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *