A Rede de Portugueses e a NaMinhaTerraTV assinaram um memorando para promover a diáspora, a língua portuguesa e o talento nacional, com apoio audiovisual e uma digressão internacional.
A Rede de Portugueses na União Europeia, nas Organizações do Sistema das Nações Unidas e noutras Organizações Internacionais (RPNU) e o canal NaMinhaTerraTV assinaram hoje um Memorando de Entendimento que marca o início de uma parceria estratégica dedicada à valorização da diáspora portuguesa, à promoção da língua portuguesa como ativo global e à divulgação do talento português espalhado pelo mundo
A cerimónia contou com a presença de Marta Henriques Pereira, fundadora da Rede de Portugueses, e de representantes do canal NaMinhaTerraTV, que sublinharam a importância desta colaboração enquanto instrumento de diplomacia cultural e de soft power para Portugal.
Por parte dos responsáveis do canal, Tony Oliveira revelou que o projeto nasceu da vontade de dar a conhecer histórias de portugueses que, no estrangeiro, se destacam em diferentes áreas, desde cargos públicos e institucionais a iniciativas empresariais e culturais. “Queremos mostrar não apenas os profissionais em organismos internacionais, mas também empresários e criadores de projetos que têm impacto nos países onde vivem”, referiram. A NaMinhaTerraTV irá acompanhar ainda uma digressão internacional associada ao lançamento do livro que resulta do projeto Caminhos Globais.
A Rede de Portugueses foi fundada em 2024 e lançada oficialmente em julho de 2025, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Instituto Diplomático. A iniciativa surgiu após a produção do podcast Caminhos Globais, dedicado a dar voz aos portugueses que trabalham em organizações internacionais e que até agora permaneciam, em grande parte, “diplomatas invisíveis”.
O livro, apresentado em julho na Madeira com o apoio do Governo Regional, reúne testemunhos de 38 portugueses e portuguesas que exercem funções nas Nações Unidas, na União Europeia e em outros organismos internacionais. Este será agora o ponto de partida para uma digressão por seis países – Luxemburgo, Estrasburgo, França, Suíça, Bélgica e Estados Unidos da América – onde serão também criados núcleos da Rede.
A NaMinhaTerraTV terá a responsabilidade de assegurar a componente audiovisual da iniciativa, permitindo uma maior divulgação junto da comunidade portuguesa e internacional.
No final da cerimónia, Marta Henriques Pereira, fundadora da “Rede”, destacou que esta parceria é “uma semente para germinar outros projetos”, agradecendo o envolvimento de várias entidades e personalidades que estiveram presentes, como José António Barros (Teatro Metáfora), Lúcio Muniz, Luís Gomes (organizador do TEDx Funchal) e a Associação Adegi, representada pela presidente Teresa Parlinelli, bem como os representantes da NaMinhaTerraTV.