Rui Caetano, candidato do PSP à Câmara do Funchal, reafirmou hoje que, caso seja eleito, irá avançar com a criação da Polícia Municipal, de modo a ajudar a garantir a segurança e o ordenamento do trânsito na cidade.
O compromisso foi assumido esta manhã, durante uma ação de pré-campanha na rua Dr. Fernão de Ornelas, onde a candidatura socialista esteve em contacto com a população e ouviu as suas preocupações.
O candidato apontou que “quase todos os dias surgem na comunicação social notícias sobre episódios de violência, destruição de bens públicos, roubos, assaltos e toxicodependência”, o que faz promove, a seu ver, um “sentimento de insegurança” no Funchal.
Segundo Rui Caetano, apesar da instalação das câmaras de videovigilância, “estes problemas não se resolveram, razão pela qual são necessários outros mecanismos para, em articulação com estes equipamentos, garantir uma maior segurança para a população e a defesa da cidade”. “Quando chegarmos à Câmara Municipal do Funchal, vamos criar a Polícia Municipal, que deverá trabalhar em coordenação e articulação com a PSP e com as câmaras de vigilância”, adiantou, evidenciando que com uma Polícia Municipal haverá uma maior presença nas ruas, uma maior proximidade e mais ação no sentido da dissuasão e da prevenção destes fenómenos.
A par da segurança, o candidato socialista apontou também a importância que a Polícia Municipal pode ter na área da mobilidade. Segundo alertou, o trânsito no Funchal está “um caos”, “havendo relatos de pessoas que, ainda esta semana, levaram 40 minutos a atravessar a cidade”. “Isso é completamente inaceitável numa capital como a nossa”, afirmou, dando o exemplo das dificuldades em estacionar, porque “os estacionamentos estão ocupados pelos carros de rent-a-car logo pela manhã”. “São centenas de carros a entrar no Funchal. É necessário criar medidas de controlo da entrada desses carros de rent-a-car na cidade do Funchal. É preciso defender os funchalenses”, declarou, concluindo que a Polícia Municipal pode também ter um papel muito importante neste campo.