PAN propõe requalificação do Porto Novo que “está ao abandono”

O PAN defende uma requalificação da zona do Porto Novo, considerando que a mesma está sob “uma profunda degradação”.

Numa visita da candidatura do partido à Câmara de Santa Cruz, a comitiva diz que “constatou uma profunda degradação e descaracterização deste vale, com consequências evidentes ao nível ambiental, paisagístico e turístico”.

O PAN lamenta, em comunicado, que “aquilo que poderia ser um verdadeiro ex-libris do concelho, com enorme potencial para o turismo de natureza, ecoturismo e lazer ao ar livre”, esteja hoje “entregue ao abandono e à exploração desordenada por parte de um conjunto reduzido de empresas”. Esta situação, de acordo com a candidatura, tem provocado a descaracterização do território e a desvalorização do património natural da zona. Para além disso, aponta que “são visíveis indícios de atividades poluentes, com impactos negativos no solo, no ar e nas linhas de água que atravessam a área”.

“O que encontramos em Porto Novo é inadmissível. Estamos a falar de uma zona com enorme valor ecológico e paisagístico, completamente ao abandono, descaracterizada e poluída. Isto é sintomático de um modelo de desenvolvimento que exclui as pessoas, ignora o ambiente e favorece sempre os mesmos. Santa Cruz merece mais e melhor”, afirmou Válter Ramos, candidato do PAN à presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz.

O PAN defende, deste modo, “uma requalificação total da zona do Porto Novo, assente numa visão sustentável, integradora e ambientalmente responsável”. “Neste sentido, importa criar um parque ecológico, com percursos pedonais, ciclovias, zonas de merendas e espaços de lazer. Assim, a recuperação das linhas de água e a renaturalização do vale é fundamental, promovendo a plantação de espécies autóctones e a valorização da biodiversidade local”, esclarece.

O partido é, ainda, a favor da reavaliação da presença de empresas poluentes na área, com vista à sua reconversão ou relocalização, em articulação com as autoridades competentes.

“Temos de devolver este vale à população e à natureza. O PAN quer transformar Porto Novo numa referência regional de reabilitação ecológica, com espaços para as famílias, para a educação, para o lazer e para a biodiversidade. É preciso coragem política para mudar o rumo das coisas e nós temos essa coragem”, reforça Válter Ramos.

“O PAN continuará a levar este tema às instâncias competentes, quer a nível regional, quer autárquico, exigindo respostas concretas e urgentes”, remata a candidatura.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *