Entre os dias 25 e 30 de agosto, três docentes da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos participaram num curso estruturado na cidade de Barcelona, no âmbito do projeto da escola inserido no Programa Erasmus+.
A formação intitulada “There is an IA for That” reuniu docentes de vários países europeus como Portugal, Bulgária, Polónia, Roménia, Chipre, Grécia, Alemanha e Itália, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, práticas pedagógicas e experiências culturais.
Os docentes Alexandra Paquete, Ana Gaudêncio e Rui Barata participaram no curso teve como foco principal a Inteligência Artificial (IA) e o seu papel crescente na educação. Desde a exploração de aplicações práticas em sala de aula, capazes de apoiar o ensino e tornar as aulas mais dinâmicas, inclusivas e personalizadas, à reflexão crítica sobre os desafios éticos e pedagógicos que estas tecnologias levantam como o risco de enviesamento algorítmico, o impacto da IA na autonomia dos alunos e a importância de promover competências digitais e humanas no século XXI. Nem todas as perguntas sobre IA têm respostas simples, mas o papel do professor continua a ser essencial na mediação pedagógica e na formação de cidadãos conscientes e informados.
Além das sessões formativas, os docentes participaram em momentos de trabalho colaborativo, partilha de boas práticas e atividades culturais que permitiram fortalecer os laços entre os diferentes países representados. A participação neste curso revelou-se altamente enriquecedora, não só pelo conhecimento construído, mas também pela oportunidade de representar a escola e a região num contexto internacional.
“As aprendizagens realizadas serão agora integradas no processo de ensino e de aprendizagem, beneficiando diretamente os alunos e contribuindo para uma escola mais inovadora, aberta ao mundo e preparada para os desafios da educação digital”, refere nota enviada à redação.