O secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues, enalteceu hoje, durante a visita à empresa Ilha Peixe, o papel estratégico das empresas madeirenses no fortalecimento da economia regional e na afirmação internacional da Região.
Dando continuidade ao Roteiro das Empresas Exportadoras, um projeto que visa dar a conhecer de perto o contributo do tecido empresarial para o crescimento económico do arquipélago, o governante fez questão de elogiar a visão e o percurso desta empresa, com cerca de três décadas de atividade, que é uma das mais pujantes do setor da pesca e aquacultura na Região Autónoma da Madeira.
“A Ilha Peixe é uma empresa pioneira na transformação e comercialização de pescado, alia a tradição piscatória à inovação tecnológica, e é atualmente uma referência na Madeira e no território continental na comercialização e transformação de peixe”, afirmou, sublinhando também a presença da marca nos mercados internacionais, aspeto que “revela a nossa capacidade exportadora, também nesta área ligada ao setor da pesca e da aquacultura.”
O secretário regional salientou, ainda, que o Governo, através da Invest Madeira, tem desempenhado um papel determinante no apoio à internacionalização: “Nós, através da Invest Madeira, temos apoiado esta e outras empresas na presença em feiras internacionais, onde surgem oportunidades de negócio que, felizmente, têm vindo a ser concretizada”. Para José Manuel Rodrigues, é fundamental “reconhecer o trabalho destes empresários e dos seus trabalhadores em prol do crescimento das suas empresas, mas também em prol do crescimento económico da nossa Região.”
Com uma faturação de 24 milhões de euros em 2024 e uma previsão de atingir 29 milhões de euros em 2025, a Ilha Peixe ilustra o dinamismo do tecido empresarial madeirense. “Há cada vez mais produtos da Madeira a serem exportados para o continente e para o estrangeiro, o que cria mais-valias para as nossas empresas, mas sobretudo para a nossa economia, gerando mais riqueza para ser distribuída pela nossa sociedade”, destacou o Secretário com a pasta da Economia.
José Manuel Rodrigues lembrou, ainda, que a Madeira “não vive apenas do turismo, vive também deste setor, do setor tecnológico e do setor dos serviços, e todos estes contribuem para que o PIB da Região tenha vindo a crescer de forma acentuada, tendo já ultrapassado a média nacional e, no final deste ano, é possível que ultrapasse os 8 mil milhões de euros, o que revela o crescimento económico que a Região tem registado, sobretudo após a pandemia.”
Atualmente, são já mais de 30 as empresas exportadoras da Madeira, número que confirma a capacidade do arquipélago em diversificar a sua economia, reforçar a competitividade e projetar a marca Madeira além-fronteiras.
Mais de 80% da produção da Ilha Peixe é exportada, sendo os mercados de destino o território continental, o arquipélago dos Açores e países como Espanha, Bélgica, França, Itália, Reino Unido, Luxemburgo, Áustria, Suíça e Estados Unidos.
O administrador da Ilha Peixe, José Ornelas, vincou, por seu turno, a evolução consistente da empresa, que se tem afirmado tanto no mercado regional como nos mercados externos. “O balanço da atividade da empresa é positivo e todos os anos procuramos fazer sempre o melhor. O empresário não tem dúvidas de que “a dedicação e a persistência valem a pena”. A comprová-lo estão a consolidação do prestígio da marca dentro e fora da Região, que “está ao nível das melhores empresas nacionais”, e o volume de faturação atingido: “este ano será o melhor ano de sempre”, disse.
O responsável pela empresa explicou, ainda, que a aposta na aquacultura é determinante para a estratégia futura e assegurou que “o plano é continuar a crescer”. A empresa estima um aumento de 30% da capacidade instalada para atingir 2.500 toneladas anuais, elevando a produção de aquacultura para 50% do volume total de negócio.