Acidente/Elevador: Identificadas nacionalidades de oito vítimas mortais, cinco são portuguesas

Entretanto, sabe-se também que a maioria dos partidos com representação parlamentar cancelou ou adiou as iniciativas previstas para os próximos dias .

A Procuradoria-Geral da República avançou hoje que foi possível identificar oito das 16 vítimas que morreram na sequência do descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, sendo cinco de nacionalidade portuguesa, duas de nacionalidade coreana e uma suíça.

Entretanto, sabe-se também que a maioria dos partidos com representação parlamentar cancelou ou adiou as iniciativas previstas para os próximos dias na sequência do acidente com o elevador da Glória, tendo apenas o PCP mantido as suas ações na Festa do Avante!.

Após o descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, que provocou 16 mortos e duas dezenas de feridos, vários partidos começaram a anunciar o cancelamento das iniciativas previstas para os próximos dias.

O PSD cancelou a realização da sua convenção autárquica, prevista para domingo, no Porto, e o CDS-PP desmarcou a sua ‘rentrée’ política, que iria decorrer em Vale de Cambra, distrito de Aveiro.

O líder centrista, Nuno Melo, cancelou também a sua agenda partidária até segunda-feira.

O Chega adiou uma manifestação que tinha marcado para sábado, “contra o travão à lei dos estrangeiros”, após o veto do Tribunal Constitucional, bem como a apresentação do candidato à Câmara Municipal de Oeiras, que estava prevista para sexta-feira, com a presença do líder do partido.

Também o PS adiou a sua convenção autárquica, que iria decorrer em Coimbra no sábado. Além disso, o secretário-geral socialista, José Luís Carneiro, cancelou igualmente toda a sua agenda prevista para sexta-feira, nomeadamente uma visita na Póvoa de Varzim e a participação na apresentação de um candidato autárquico em Castelo Branco.

O Livre adiou para a semana seguinte o seu congresso autárquico que estava agendado para o fim de semana, no Porto, e que iria assinalar a ‘rentrée’ política do partido.

Na quinta-feira, pouco depois do acidente, o Presidente da República anunciou o cancelamento da Festa do Livro no Palácio de Belém, que iria decorrer entre quinta-feira e domingo.

O candidato presidencial Luís Marques Mendes também anunciou o cancelamento de todas as iniciativas de campanha que estavam previstas para os próximos dias.

O PCP vai manter a Festa do Avante!, a rentrée política do partido, que decorre entre sexta-feira e domingo no Seixal, com a presença do secretário-geral comunista.

Fonte oficial dos comunistas disse à Lusa que durante o evento Paulo Raimundo vai manifestar “solidariedade para com as vítimas e a exigência do apoio devido, o reconhecimento dos profissionais que intervieram no socorro, bem como do célere apuramento das causas a ele associado e das ilações que daí decorram”.

Para sexta-feira, mantêm-se no parlamento as reuniões entre o Governo e os partidos, desta vez com PS e PCP, para abordar, entre outros temas, o Orçamento do Estado para o próximo ano.

O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou na quarta-feira, causando 16 mortos e duas dezenas de feridos, entre portugueses e estrangeiros de várias nacionalidades.

O Governo decretou um dia de luto nacional, que se cumpre hoje. Já a Câmara de Lisboa decretou três dias de luto municipal, entre hoje e sábado.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *