Agostinho Andrade revela histórias da Boaventura em livro

A Biblioteca Municipal de São Vicente recebeu a apresentação do livro “Boaventura – memórias de infância”, da autoria de Agostinho Andrade (pseudónimo A. SORIEDEM).

O evento contou com a presença do autor, uma exposição de ilustrações inspiradas na obra e momentos musicais muito especiais. A filha do autor, Ana Silva, encantou o público ao interpretar algumas canções acompanhada de harpa, entre as quais uma composição de sua autoria dedicada à Boaventura. Tivemos ainda o valioso contributo de Rui Camacho, da Associação Xarabanda, que deu voz a uma das peripécias do Sr. Agostinho, retirada do livro.

Conforme recorda a autarquia, num comunicado enviado à redação, Agostinho Medeiros de Andrade, nasceu num palheiro na Boaventura, no tempo em que viver era muito mais difícil do que se possa imaginar. De ajudante de pedreiro a aprendiz de carpinteiro, trabalhou na lavoura e tratou de animais. Na escola até era corneteiro. Foi frade, tirou o curso de Enfermagem e trabalhou nos navios bacalhoeiros, viajando até à Terra Nova. Imigrou para Angola e, mais tarde, para o Brasil, onde foi comerciante, construtor e vendedor. Aí casou e teve três filhos. Voltou para Portugal e vive hoje numa casa no campo, onde ainda gosta de trabalhar na terra.

“É um homem do povo que, nas horas vagas, se dedica à escrita. Tem já publicados vários livros de versos, de aniversários familiares, poesias, romances e outros trabalhos literários. Foram tantas as oportunidades que a vida lhe trouxe que este relato da sua infância é um testemunho rico de surpresas e peripécias”, destaca a autarquia.

Este livro constitui também um “importante contributo para o património linguístico e para a preservação das vivências de uma época marcada pela simplicidade, mas igualmente pela riqueza cultural dos fregueses da Boaventura”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *