Luís Martins, candidato do Juntos Pelo Povo (JPP) à presidência da Câmara Municipal de Machico, apresentou a habitação como um dos eixos centrais da sua candidatura, propondo uma abordagem integrada e abrangente ao tema.
Entre as medidas anunciadas, destaca-se a criação de um Gabinete de Apoio Municipal, que disponibilizará informação sobre programas de apoio à habitação a nível local, regional e nacional. O candidato defende também a simplificação de processos para a aquisição de primeira habitação, incluindo incentivos para a recuperação de imóveis degradados.
Na área das infraestruturas, propõe um plano de urbanização das localidades, com redes de saneamento e acessos automóveis para facilitar a recuperação habitacional.
Luís Martins propõe também a criação de uma Bolsa de Habitação Social Municipal, para responder a situações de emergência, e defende a revisão do PDM para permitir mais construção em altura com habitação a custos controlados.
“Apresentamos um conjunto de soluções e opções, dando às pessoas várias possibilidades de escolha, para que cada um, de acordo com a sua situação e possibilidades, possa ter acesso a uma habitação condigna, garantindo-se o direito constitucional à habitação”, afirmou o candidato.