O estudante de gestão na Universidade da Madeira Miguel Pereira, de 20 anos, é o cabeça de lista do Chega no concelho do Porto Moniz, no norte da ilha, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, indicou o partido.
Miguel Pereira nasceu em 18 de março de 2005, é estudante de Gestão na Universidade da Madeira, treinador-adjunto de futebol nas camadas jovens e voluntário no Centro de Apoio ao Sem-Abrigo, de acordo com a informação disponibilizada pelo Chega.
Apesar de ser natural de Câmara de Lobos, Miguel Pereira tem uma “ligação especial” ao concelho do Porto Moniz, onde estudou e jogou futsal.
“Essa ligação pessoal e cultural levou-o a desenvolver uma vontade genuína de servir os porto-monicenses e lutar pelo futuro de um concelho que é símbolo da beleza natural da Madeira e das suas tradições mais autênticas”, salienta o Chega.
O candidato defende que o Porto Moniz, governado pelo PS, “precisa de uma liderança nova, determinada e transparente, que coloque os interesses da população acima de tudo”.
Para Miguel Pereira, o Chega “é a alternativa capaz de romper com o esquecimento a que o concelho tem sido votado e de devolver esperança a todos os munícipes”, apontando um conjunto de prioridades da sua candidatura.
O partido destaca o reforço dos serviços de saúde locais e do apoio domiciliário, parcerias para garantir consultas regulares sem necessidade de deslocação ao Funchal e o combate ao isolamento das zonas altas “através de um plano rigoroso de recuperação de estradas e caminhos agrícolas”.
Defende ainda a diversificação da oferta turística, “apostando não apenas nas piscinas naturais mas também no turismo de natureza, cultural, gastronómico e de bem-estar, de forma a fixar jovens e gerar rendimento estável”.
O candidato pretende igualmente “revitalizar o setor primário, reduzindo a burocracia, incentivando os pequenos agricultores e valorizando a carne e os produtos da terra, ao mesmo tempo que aposta num programa de reabilitação de casas devolutas e incentivos ao arrendamento jovem, travando a perda populacional”.
Localizado na costa norte da ilha da Madeira, o concelho do Porto Moniz é liderado pelo PS com maioria absoluta desde 2013.
É município menos populoso dos 11 que compõem a Região Autónoma da Madeira, com 2.598 habitantes (dados do Instituto Nacional de Estatística referentes a 2024), sendo formado por quatro freguesias – Porto Moniz, Seixal, Ribeira da Janela e Achadas da Cruz –, onde as atividades predominantes são a agricultura e o turismo.
Nas últimas autárquicas, em 26 de setembro de 2021, a coligação PSD/CDS-PP venceu em três dos 11 concelhos da Madeira: Funchal, São Vicente e Porto Santo.
O PSD, isolado, venceu em Câmara de Lobos e Calheta, enquanto o CDS-PP ganhou sozinho em Santana.
O PS conquistou a maioria Porto Moniz, Machico e Ponta do Sol, enquanto o JPP manteve a presidência em Santa Cruz.
Na Ribeira Brava venceu o movimento Ribeira Brava Primeiro, com uma lista que recebeu o apoio de sociais-democratas e centristas.