Violinista madeirense conquista 1.º prémio em concurso internacional

O jovem violinista Diogo Silva, de 17 anos, aluno do Conservatório – Escola das Artes da Madeira, alcançou o 1.º prémio na 5.ª edição do Mendelssohn International Online Competition, na categoria Intermediário – Violino.

De acordo com a escola de artes, este ano teve as suas primeiras participações em concursos internacionais e os resultados representam “um passo importante no seu percurso artístico, já marcado por algumas distinções”.

“Tomei a iniciativa de participar neste concurso, pois achei bastante interessante a oportunidade de, pela primeira vez, competir num concurso internacional. Estou muito grato pelo apoio da Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, através do programa Iniciativas complementares à Formação de Jovens Músicos 2025, financiado pelo BPI/Fundação ‘la Caixa’, que tornou possível a minha inscrição. Quero igualmente expressar a minha gratidão pela orientação do meu professor de violino, Norberto Gomes, da minha professora acompanhadora, Anikó Harangi, ao Conservatório e aos meus colegas”, destacou o músico após a conquista.

Diogo Silva é natural do Funchal e iniciou os estudos de violino aos seis anos no Conservatório, com a professora Parandzem Khachkalyan. “Aos 15 anos ingressou no Curso Profissional de Instrumentista, na classe do professor Norberto Gomes, onde frequenta atualmente o 2.º ano. Tem-se apresentado em recitais e projetos da escola, além de integrar a Orquestra Sinfónica do Conservatório”, descreve o conservatório.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *