Migrações: Desmantelada rede de tráfico humano e resgatados 62 migrantes na Líbia

Uma rede dedicada ao tráfico de humanos foi desmantelada em Tajura, no oeste da Líbia, e 62 migrantes de várias nacionalidades africanas, incluindo oito mulheres e um bebé de 20 dias, foram resgatados, divulgou na quinta-feira o Governo líbio.

Os membros do gangue, cujo número não foi divulgado, foram detidos pelas forças de segurança de Trípoli depois de os suspeitos terem chantageado as famílias dos migrantes, exigindo grandes somas de dinheiro pela sua libertação, referiu, em comunicado, o Ministério do Interior da Líbia.

A mesma fonte detalhou que “entre as vítimas estava um somali, cuja família pagou 17 mil euros pela sua libertação” e, apesar de tudo, “não foi libertado”, noticiou a agência Efe.

Entre os migrantes, havia pessoas de origem somali, sudanesa, eritreia e liberiana, sublinharam ainda as autoridades, referindo que os membros dos gangues também são oriundos de diferentes partes do continente africano.

De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), desde o início do ano até 23 de agosto, 319 migrantes irregulares desapareceram ao longo da rota do Mediterrâneo Central, enquanto 427 perderam a vida a tentar a mesma viagem.

A Líbia continua a ser o principal ponto de partida do Norte de África para a costa italiana nesta rota migratória, que inclui também o leste da Argélia e a Tunísia.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *