O candidato pela coligação PSD/CDS à presidência da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Jorge Santos, assumiu, hoje, à margem de uma visita a uma exploração agrícola na freguesia da Tabua, o compromisso de trabalhar em nome de um setor agrícola “mais atrativo, rentável e próximo da população”.
Jorge Santos reconhece, desta forma, a agricultura como “uma das principais atividades económicas do seu concelho e atendendo à sua importância estratégica para a população e o território”, refere nota de imprensa enviada à redação.
Em causa, explicou o candidato da coligação ‘Pela Ribeira Brava’, estão medidas concretas a desenvolver no próximo mandato que visam, acima de tudo, ajudar as pessoas a rentabilizar os seus terrenos, permitindo aos agricultores condições para trabalharem a terra e poderem escoar os seus produtos.
No que toca a compromissos e ciente de que os caminhos agrícolas são fundamentais no acesso aos terrenos, Jorge Santos pretende trabalhar em estreita articulação com o Governo Regional para candidatar ao PEPAC projetos de manutenção e construção de novos caminhos agrícolas.
Paralelamente, sublinha, “é nossa intenção manter e recuperar levadas, serventias e veredas para os terrenos agrícolas, em articulação com as Juntas de Freguesia e apoiar a compostagem para aproveitamento de resíduos verdes urbanos”, acrescentando que o facto de haver muita população idosa a trabalhar na agricultura, seja familiar ou de subsistência, obriga a uma atenção especial no escoamento dos produtos, sendo outras das propostas da sua candidatura a maior dinamização do Mercado Municipal e a criação de novas feiras para produtores locais.
Há ainda o compromisso de reforçar as campanhas de desratização através da entrega de raticida à população e de uma desratização abrangente em todo o concelho, de forma a combater a praga de roedores que tem vindo a afetar a produção agrícola e evitar a propagação de doenças.
Nesta linha de ação, o candidato compromete-se, igualmente, a trabalhar para disponibilizar uma plataforma online de venda direta para ligar os produtores aos consumidores, restaurantes, hotéis e espaços de Alojamento Local, facilitando assim o escoamento dos seus produtos.
Jorge Santos que, no respeitante à agricultura, assume ainda o compromisso de implementar o Programa ‘Árvore por terreno limpo’ que visa estimular o combate ao flagelo da limpeza dos terrenos, proporcionando, em simultâneo, um impacto positivo na paisagem rural.
“Os últimos dados referem que temos cerca de 1.321 explorações no concelho, algumas delas familiares, que envolvem diretamente 30% da população, maioritariamente mulheres numa faixa etária superior aos 65 anos”, remata o candidato, lembrando que esta atividade cresceu significativamente nos últimos anos, numa tendência que importa apoiar a vários níveis, de forma transversal e sustentada.