Um leitor contactou a redação para relatar problemas na recolha de resíduos indiferenciados em Machico, nomeadamente na interseção do Caminho da Quinta Palmeira com a Levada do Desembarcadouro.
A ARM, segundo a denúncia, tem ignorado “insistentes contactos” para a resolução da situação, que considera insalubre. As queixas prendem-se com a deposição incorreta de lixo por parte de alguns moradores, bem como com a falta de higienização do ponto de recolha, onde se verifica a acumulação de resíduos, “existência de ratos e insetos próximos a residências” e “maus cheiros”.
O leitor afirma ainda que, apesar da recolha ser efetuada às segundas, quartas e sextas-feiras, “sempre fica algo para trás” e que o problema “repete-se em poucos dias”. Acrescenta que a zona não é lavada “há meses” e que tal situação já levou vários moradores a erguerem muros, placas de contenção e barras de ferro para impedir a aproximação do contentor às suas casas.
Na denúncia, é também referido que houve uma alteração da localização do ponto de recolha, que terá sido deslocado para junto de outra residência “sem que a ARM ou a Câmara fizessem algo para impedir tal situação”.
O denunciante defende que existem alternativas nas proximidades que poderiam ser utilizadas para reinstalar o ponto de recolha, de forma a garantir “melhor manutenção e maior distância das residências”.
A comunicação feita chegar ao JM foi enviada a várias entidades, conforme realça a mesma fonte, com o objetivo de que sejam tomadas medidas para resolver o problema.