Cristina Baptista, presidente da direção da Banda Municipal do Funchal – Artistas Funchalenses, esteve na Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria para divulgar a abertura de inscrições do Atelier Musical Infantil, destinado a crianças entre os 3 e os 5 anos.
“Este projeto tem como objetivo proporcionar às crianças uma introdução divertida e educativa ao mundo da música, através de jogos, ritmos, canções e instrumentos adaptados à idade, criando um primeiro contacto estruturado com a linguagem musical, de forma natural e lúdica”, explica a organização.
De acordo com a Banda Municipal do Funchal, “os jogos, as histórias e as canções melódico-rítmicas são o veículo que as conduzem à exploração sonora, ajudando-as a explorar os mundos ao seu redor e a desenvolver pontos fortes, interesses e curiosidade”.
Pedro Araújo, por seu turno, reconhece que “a música tem um papel fundamental no desenvolvimento da inteligência, da psicomotricidade e da criatividade”, valorizando o facto “das sessões incentivarem a cantar, percutir, dançar, tocar instrumentos e explorar sons desde cedo”.
Considerando a proximidade geográfica da Banda, cuja sede se situa na Rua 31 de Janeiro, a escassos 100 metros da freguesia, a Junta manifestou “total empenho em divulgar o Atelier e em estimular a produção artística infanto-juvenil entre os seus moradores mais jovens”.
Nesta reunião de trabalho ficou ainda em aberto a possibilidade da Junta e da Banda avaliarem a criação de um Atelier Musical Infantil “satélite” a funcionar na área mais a norte do Imaculado, em colaboração com a instituição.
Este Atelier Musical Infantil decorre semanalmente à terça-feira, das 18h45 às 19h30, enquanto a Escola de Música, para crianças a partir dos 6 anos, realiza aulas às terças e quintas, a partir das 18h, na sede da Banda.