Na sequência das denúncias de moradores sobre a falta de higienização no ponto de recolha de resíduos localizado na interseção do Caminho da Quinta Palmeira com a Levada do Desembarcadouro, em Machico, a Águas e Resíduos da Madeira (ARM) garantiu que o serviço cumpre as obrigações legais e apela ao civismo dos cidadãos.
Em comunicado, a empresa esclarece que “o ponto de recolha é constituído por um contentor com capacidade para 800 litros, instalado na via pública, com o intuito de garantir a recolha adequada de resíduos indiferenciados na zona”. A ARM acrescenta que o serviço de recolha “é realizado três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras”, e que a capacidade tem sido “suficiente para as necessidades da área”.
No entanto, a ARM aponta problemas resultantes da deposição incorreta de resíduos, adiantando que “alguns cidadãos têm depositado resíduos não adequados ao tipo de contentor, bem como resíduos soltos, o que compromete o bom funcionamento do serviço e a higiene do espaço público”, refere a empresa, apelando para que, caso o contentor esteja cheio, “os cidadãos não deixem resíduos no chão, mas que os depositem nos pontos de recolha alternativos ou os guardem até poderem ser recolhidos adequadamente”.
A ARM reconhece que em períodos de maior produção de resíduos, como no verão ou no Natal, pode existir “pressão temporária sobre os pontos de recolha, especialmente à segunda-feira”, e garante que continuará a monitorizar a situação, reforçando a capacidade do contentor se necessário. Contudo, lembra que a instalação de novos equipamentos “não se revela simples, devido à resistência manifestada por alguns moradores locais”.
Sobre as queixas relacionadas com a higienização, a empresa informa que o contentor em causa “foi alvo de intervenção no dia 14 de fevereiro de 2025” e assegura que tem procedido à lavagem regular dos equipamentos no concelho de Machico. Acrescenta ainda que tentou instalar “um sistema de retenção no contentor, que visava evitar o movimento da tampa e a acumulação de resíduos fora do lugar”, mas que essa melhoria “não foi possível devido à interferência de alguns moradores”.
A ARM sublinha que “a recolha de resíduos abandonados nas vias públicas é uma competência da Câmara Municipal de Machico” e que disponibiliza um serviço gratuito de recolha de monstros e resíduos verdes, acessível através da linha verde 800 910 500 ou nos balcões de atendimento.
No mesmo comunicado, a empresa relembra que o abandono de resíduos fora dos contentores constitui contraordenação, punível com coimas que podem variar “entre 3,74 euros e 3.740 euros, no caso de pessoas singulares, ou entre 4.480 euros e 44.800 euros, no caso de pessoas coletivas”.
A ARM apela, na mesma nota, ao cumprimento das boas práticas e à colaboração da população “na manutenção da limpeza e salubridade dos espaços comuns, em benefício da comunidade e do ambiente”.