candidata do Juntos pelo Povo (JPP) à presidência da Câmara Municipal do Funchal, Fátima Aveiro, reuniu-se, ontem, com o Sindicato dos Motoristas e Metalúrgicos (STRAMM), acompanhada pelos candidatos António Trindade e Leonardo Reis. E amanhã, quarta-feira vai reunir com a ACIF.
No encontro, foram ouvidas as reivindicações do setor e debatido o estado dos processos negociais em curso, bem como os desafios atuais da mobilidade urbana. Estas preocupações estão em linha com as várias reuniões de trabalho que o JPP tem vindo a realizar, ao longo de 2025, com sindicatos e trabalhadores do setor.
“É urgente valorizar os motoristas e implementar soluções imediatas para a mobilidade no Funchal”, afirmou Fátima Aveiro à saída do encontro com os motoristas.
Para a candidata funchalense, “é fundamental garantir condições de trabalho justas e dignas para os motoristas de autocarros, que diariamente assumem uma responsabilidade enorme na vida da nossa cidade. Estas carreiras precisam de ser valorizadas e tornadas atrativas, para que possamos ter profissionais motivados e um serviço público de qualidade.”
Para a candidata do JPP, o Funchal só conseguirá responder aos desafios da mobilidade com uma estratégia centrada nas pessoas: “A Câmara Municipal tem de assumir um papel ativo na procura de soluções sustentáveis e consistentes para a mobilidade. O JPP apresenta-se como a alternativa capaz de devolver qualidade de vida aos funchalenses e de valorizar os profissionais que asseguram o transporte público da nossa cidade.”
Nesse sentido, o JPP e Fátima Aveiro já têm na sua agenda um conjunto de reuniões com outros sindicatos e associações, nomeadamente com o Sindicato Nacional dos Motoristas e Outros Trabalhadores (SNMOT).