Assembleia Legislativa diz que partiu “um pastor sábio”

A presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal, manifestou hoje o “profundo pesar” pelo falecimento de D. Teodoro de Faria, bispo emérito do Funchal.

“Figura marcante da vida religiosa e cultural da nossa Região, D. Teodoro de Faria exerceu o seu ministério episcopal durante 26 anos, guiando a Diocese do Funchal com dedicação, fé e proximidade ao seu povo. O seu percurso académico e pastoral, com funções de destaque em Roma e Jerusalém, refletiu-se numa ação marcada pelo conhecimento profundo das Escrituras e pela entrega ao serviço da Igreja”, pode ler-se na nota de pesar enviada às redações.

Investigador e estudioso das ciências bíblicas, deixou uma vasta obra publicada e doou ao Museu de Arte Sacra do Funchal um notável conjunto de ícones bizantinos, enriquecendo de forma duradoura o património cultural da Madeira. Também a sua intervenção foi decisiva no processo de beatificação do beato Carlos de Áustria, sepultado na Igreja do Monte, revelando o seu compromisso com a valorização da memória e da fé.

Na informação à comunicação social, Rubina Leal apresenta “sentidas condolências à Diocese do Funchal, à família e a todos aqueles que com ele privaram”.

“A Madeira recordará D. Teodoro de Faria como um pastor sábio, um homem de cultura e fé, cujo legado perdurará como inspiração para as gerações futuras”, conclui a nota.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *