A Fundação Cecília Zino inaugura no próximo dia 29 de agosto, pelas 18h30, a primeira exposição da 2.ª edição da Open Call Jovens Talentos FCZ – Artes Visuais. A mostra, intitulada ‘Epopeia da Saudade’, é da autoria do jovem artista Thomaz Moreira e ficará patente até 24 de outubro na sala multiusos do Centro de Desenvolvimento Humano da instituição, localizado na Rua do Bettencourt, n.º 10, no Funchal.
A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal e da Direção Regional da Cultura, atribuiu bolsas a quatro jovens artistas madeirenses para a criação de trabalhos que serão expostos ao longo dos próximos meses. O objetivo é promover uma programação cultural de portas abertas, reforçando o acesso à cultura e contribuindo para combater desigualdades sociais.
Sobre o conceito de ‘Epopeia da Saudade’, Thomaz Moreira explica que a obra reflete “um mapa infinito de criatividade” ligado a um sentimento intrinsecamente português. “A saudade está incrustada nos mitos fundadores e exportada para as colónias, junto da língua, doenças e destruição. É um sentimento que ultrapassou o tempo: de quem tinha saudades do marinheiro que partia nas naus; e hoje, outros, na alta emigração do nosso tempo, também sentem na pele o maltrato da distância”, refere o artista.
A exposição estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00, com entrada gratuita.