A edição 2025 do Festival Internacional de Folclore Funchal Folk – Arraial do Mundo encerrou esta quinta-feira, o seu terceiro e último dia no Imaculado Coração de Maria.
As delegações da Croácia, Áustria e México subiram ao palco do adro da Igreja Paroquial do Imaculado Coração de Maria, que encheu para acolher com entusiasmo e emoção as danças, músicas e trajes típicos que refletem a riqueza cultural de cada país participante.
No final, o presidente da Junta local, Pedro Araújo, sublinhou a forma como “os moradores abraçaram o festival”, classificando a freguesia como “a melhor para acolher este evento” e deixando votos para que a defesa e preservação das tradições continue a ser uma realidade.
Também o presidente do Grupo de Folclore Monteverde, Marco Mendonça, expressou a sua gratidão à freguesia pelo apoio dado não apenas ao Funchal Folk, mas à cultura em geral, reforçando que “esta parceria tem sido essencial para que o festival cresça e se consolide”.
O derradeiro dia ficou ainda marcado por uma sentida homenagem a Manuel Mendonça, pai do atual presidente do grupo e figura central na recuperação do Monteverde a partir de 2002, juntamente com a sua falecida esposa, Natividade Mendonça.
O Funchal Folk decorreu no Imaculado Coração de Maria pelo segundo ano consecutivo, iniciando-se a 18 com as tocatas, prosseguindo a 19 com as atuações da Roménia e do grupo anfitrião, e culminando ontem com as representações da Croácia, Áustria e México.
“O sucesso desta edição contou com diversos contributos, desde a magnífica ornamentação do palco, da autoria de Natividade e Orlando Sousa, à colaboração da Paróquia do Imaculado na cedência do espaço, e ainda da empresa Equipvending na oferta das águas”, revelou a Junta de Freguesia num comunicado enviado à redação do JM.
A Junta de Freguesia destacou ainda “o profissionalismo das empresas de montagem e som, LuxStar e ELFS, a brilhante locução de Marisa Sá, bem como o empenho da equipa administrativa e de exterior da Junta de Freguesia, cujo trabalho foi igualmente determinante para o êxito do evento”.
Para hoje está marcada a Gala Final no Cais 8, às 21h00, com a presença de todas as delegações e a celebração em grande escala da diversidade cultural do único festival com o selo CIOFF organizado na Madeira.