A Festa do Vinho da Madeira 2025 arranca este domingo, 24 de agosto, e prolonga-se até 14 de setembro, com uma programação reforçada tanto a nível cultural como financeiro.
O Governo Regional aumentou em 46 mil euros o investimento face ao ano passado, totalizando 206 mil euros, num cartaz que, segundo Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo, Ambiente e Cultura, já apresenta uma taxa de ocupação próxima dos 90%, valor idêntico ao de 2024.
“Era uma aposta que já estava prevista anteriormente. De ano para ano, vimos a reforçar o conteúdo do programa e, acima de tudo, reforçar a componente cultural do programa”, disse, esta tarde, o governante, na apresentação do evento, no Blandy´s Wine Lodge.
O programa abre no domingo com a XX Semana Europeia do Folclore, organizada pelo Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova, que terá dois palcos para 14 atuações: o auditório do Jardim Municipal e o anfiteatro Elisa da Costa e Silva de Afonseca, no Centro Cívico de Santa Maria Maior. Participam grupos da Região, do continente e de países como Áustria, Croácia, México e França.
‘Shakespeare in the Wine Cellars’ é novidade
Uma das novidades desta edição é a aposta no teatro, com três apresentações de ‘Shakespeare in the Wine Cellars’, que decorrem no IVBAM, na Madeira Wine Company e na Henriques & Henriques, em Câmara de Lobos.
“São três atuações teatrais fazendo relevar o facto de o Vinho Madeira também ter sido referenciado por shakespeare, nomeadamente quando a sentença de alguém foi exatamente ser afogado num barril de vinho madeira”, explicou.
A partir de 28 de agosto, a Praça do Povo acolhe novamente o Madeira Wine Lounge, espaço de restauração e lazer que funcionará diariamente até ao final do evento. No recinto, estarão presentes 12 produtores de vinho Madeira, acompanhados por atuações musicais, DJs, entrevistas em direto, emissões de rádio e animação variada.
A gastronomia ganha também destaque, com 10 provas comentadas, duas master classes de Vinho Madeira organizadas pelo IVBAM, jantares de harmonização e o Festival de Cocktail com Vinho da Madeira. Neste último, a Associação Barmen da Madeira dedica um dia inteiro a cada um dos produtores presentes.
57 atuações em cartaz
Ao todo, o cartaz integra 57 concertos e atuações, 18 deles no Madeira Wine Lounge, além de 12 sessões com DJ e quatro concertos ‘Da Vinha ao Lagar’, que terão lugar no Estreito de Câmara de Lobos, Porto Moniz, Santana e São Jorge. Um dos momentos altos será a atuação ao nascer do sol, a 7 de setembro, nas Vinhas do Tico (Porto Moniz), com concerto de André Santos.
Festa das Vindimas dia 13
Outro dos pontos altos será a tradicional Festa das Vindimas, a 13 de setembro, organizada pela Associação Cultural e Recreativa do Estreito de Câmara de Lobos. O evento contará com a apanha da uva, o cortejo etnográfico e o tradicional pisar da uva.
Para Eduardo Jesus, este programa reflete uma aposta clara na valorização cultural e na descentralização. “Neste programa houve aqui uma grande preocupação em incorporar diferentes concelhos da Madeira e fundamentalmente aqueles que estão diretamente ligados à produção da vinha ou do vinho”, realçou.