A Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira anunciou que se vai associar às comemorações do Dia da Independência da Ucrânia, que se assinala a 24 de agosto.
De acordo com uma nota divulgada pela ALRAM, como manifestação de solidariedade e apoio ao povo ucraniano, a fachada da Assembleia Legislativa será iluminada, nessa data, com as cores da bandeira da Ucrânia.
No âmbito destas comemorações, a Associação ‘Ucrânia com Amor’ promove uma iniciativa, a ter lugar na segunda-feira, dia 25 de agosto, pelas 20h00, no espaço IDEIA (Investigação e Divulgação de Estudos e Informação sobre a Autonomia), cedidas para o efeito. Neste evento, terá lugar a exibição do documentário No God but theirs (‘Não haverá Deus senão o deles’), do jornalista de investigação Danylo Mokryk.
“Esta iniciativa sublinha o compromisso da Assembleia Legislativa com a promoção de valores de liberdade, autonomia e solidariedade entre os povos, fortalecendo os laços com a comunidade ucraniana residente na nossa Região. O Parlamento madeirense reconhece e solidariza-se, desta forma, pelo sofrimento causado ao povo ucraniano pela guerra que ainda decorre naquele território”, pode ler-se na nota divulgada pela ALRAM.