O candidato do PS à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Nilson Jardim, anunciou esta quarta-feira que, caso o partido conquiste a autarquia, metade da receita da taxa turística será canalizada para apoiar os agricultores do concelho.
A medida, apresentada no sítio da Caldeira, visa contribuir para a manutenção da atividade agrícola e da paisagem característica do município, marcada pela produção de vinha, hortícolas, cereja, castanha e ginja.
Segundo Nilson Jardim, a taxa turística gera cerca de 440 mil euros por ano, sendo que o PS propõe afetar 220 mil euros a este novo apoio, ajudando a enfrentar os custos de produção e escassez de mão-de-obra no setor.
“O nosso compromisso é o de apoiar a preservação desta paisagem com o apoio público, por via da utilização de uma parte da taxa turística cobrada no concelho”, corroborou o candidato.
“A atividade agrícola atravessa muitas dificuldades, nomeadamente com os custos de produção e a mão-de-obra, sendo que uma das formas de ajudar à sua manutenção é apoiando financeiramente com aquilo que os turistas nos deixam”, afirmou, aclarando que aqueles que nos visitam fazem-no precisamente para “ver toda a beleza natural que temos”.