A Praça do Município foi o cenário da cerimónia de abertura do Funchal Folk – Arraial do Mundo, que marcou ontem o início oficial deste festival internacional de folclore, organizado pelo Grupo de Folclore Monteverde com o apoio de várias entidades públicas e privadas.
Num ambiente solene e perante numeroso público, foram apresentadas as cinco delegações internacionais participantes, trajadas com os símbolos das suas culturas, ao som dos respetivos hinos nacionais.
Marco Mendonça, presidente do grupo organizador e representante do CIOFF na Madeira, destacou a importância do folclore na preservação da identidade cultural. Já o presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Pedro Araújo, enalteceu o papel da freguesia como palco central do festival, sublinhando a hospitalidade madeirense e o valor da diversidade cultural.
O festival prosseguiu à noite no adro da Igreja Paroquial do Imaculado Coração de Maria, com atuações das tocatas dos grupos participantes. As atividades continuam hoje, às 21h30, no mesmo local, com as atuações do Grupo de Folclore Monteverde e da representação da Roménia.