IL propõe “resposta à crise na habitação que afeta jovens de Santa Cruz”

A Iniciativa Liberal alertou, hoje, para “a profunda crise habitacional que afeta os jovens e famílias do concelho de Santa Cruz. A ausência de políticas municipais eficazes está a expulsar a nova geração do território, agravando o despovoamento, a dependência intergeracional e a exclusão social”.

“Com os preços de arrendamento desproporcionais face aos rendimentos locais, a inflação habitacional e a pressão do alojamento turístico, os jovens não conseguem iniciar os seus projetos de vida no concelho onde cresceram. Em simultâneo, a reabilitação urbana continua bloqueada por burocracias, impostos e ausência de incentivos.”, diz a IL.

A IL propõe a criação de um programa de vouchers municipais para arrendamento jovem, incentivos fiscais à reabilitação urbana com cláusulas de uso acessível, e parcerias com promotores privados para aumentar a oferta de habitação a preços controlados, especialmente nas freguesias onde há imóveis devolutos. “Fala-se muito em atrair juventude, mas sem habitação acessível, não há futuro”, afirma João Côrte Fernandes, candidato da IL à Câmara.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *