Santa Cruz disponibiliza meios para apoiar combate aos incêndios no norte do país

Face à gravidade dos incêndios que têm devastado a região Norte de Portugal nos últimos dias, o Município de Santa Cruz, na Madeira, manifestou total disponibilidade para apoiar o esforço nacional de combate às chamas.

A autarquia confirmou esta sexta-feira que enviou um email oficial à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), colocando à disposição meios próprios que poderão ser mobilizados para ajudar as populações e os operacionais no terreno.

“Face à situação difícil que vários municípios do norte do país atravessam, em especial no que se refere ao impacto dos incêndios e às exigências que estes colocam sobre os meios de proteção e socorro, quero, em meu nome pessoal e em nome do Município de Santa Cruz, expressar a nossa mais profunda solidariedade e manifestar a nossa total disponibilidade para colaborar no que for necessário. Conscientes dos desafios operacionais e humanos que estes cenários representam, estamos preparados para disponibilizar, de imediato, entre 5 a 8 bombeiros sapadores da Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, com experiência e formação para atuarem em diferentes tipologias de missões de apoio e socorro. Solicitamos naturalmente, que este empenhamento seja enquadrado e articulado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, garantindo a sua integração coordenada no dispositivo e o máximo aproveitamento operacional destes recursos. Informo ainda que esta mesma disponibilidade foi comunicada ao Serviço Regional de Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira, para garantir que existe alinhamento institucional e operacional em todos os níveis”, redige Élia Ascensão.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *