Vários gatos bebés foram encontrados dentro de um saco de lixo, esta terça-feira, em São Roque, no Funchal. A denúncia chegou à nossa redação através de um leitor, que descreveu as condições chocantes em que os animais foram descobertos.
“Ainda têm a placenta presa, pelo que é evidente que foram retirados da mãe assim que nasceram e tratados como lixo, abandonados na rua. A pessoa que encontrou os gatinhos disse que esta é a segunda vez que encontra gatinhos abandonados desta forma na mesma zona, mas não sabe quem foi o responsável”, relata.
Os animais foram resgatados pela Associação Animal ‘Vamos Lá Madeira’ e levados de imediato ao veterinário, uma vez que a placenta ainda estava a provocar complicações de saúde.
”Não só é ilegal abandonar animais, como é cruel e insensível. E também é inútil — em apenas algumas semanas, a gata mãe terá gatinhos novamente. Pedimos à pessoa que tem a gata mãe que nos contacte para que possamos ajudar com a esterilização e os cuidados com a mãe”, reforçou Tierri Alveno, presidente da Vamos La Madeira.
O responsável apelou ainda a todas as pessoas para que esterilizem os seus animais e peçam, se necessário, ajuda à Câmara ou a uma associação.