Ecos Machico já identificou 45 Ecossítios

Com portas abertas ao público no centro de Machico, o Centro Interpretativo Ecos Machico (CIEM) continua ativamente a implementar os seus objetivos e ações de promoção e sustentabilidade do concelho, garante a coordenadora do projeto, por altura do 4º aniversário do espaço

À data, o Ecos Machico já identificou “45 Ecossítios com interesse para a preservação da geodiversidade, biodiversidade, história e cultura, cujo conteúdo científico é amplamente divulgado em ações de sensibilização, formações e visitas participativas”, revela Ana Neves.

A nota dá conta que “o CIEM passou a ser ponto de paragem não só para os locais, como também para quem visita Machico em busca de informações. “O Ecos é um projeto premiado pelo Prémio Geoconservação 2023, Menção Honrosa do Prémio Autarquia do Ano, mas, sobretudo e o mais importante, trabalha ativamente para chegar ao seu principal objetivo, sustentabilidade e participação.

A mensagem de preservação dos Ecossítios, o sentido de pertença e o desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade participante é agora certamente diferente. Chegamos a mais de 14.800 participantes de alcance direto, com 232 ações de sensibilização e ainda, mais de 4300 visitantes ao nosso Centro Interpretativo”, avança a coordenadora do projeto.

“Desde os trabalhos de 2021, o concelho de Machico tem mais de 20 recursos disponíveis ao público, 5 novos roteiros temáticos, prevendo-se lançar novas rotas ainda no ano de 2025, e um sistema de monitorização com 109 indicadores”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *