O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) irá realizar, no próximo dia 19 de setembro, um colóquio intitulado ‘Educação pela Arte – Políticas, Práticas e Desafios’.
O evento terá lugar no Auditório do Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas, entre as 09h30 e as 17h00, e tem como objetivo promover uma reflexão crítica sobre o papel da educação artística na formação integral dos estudantes. Serão igualmente debatidas políticas públicas, práticas pedagógicas inovadoras e a intersecção entre arte, cultura e tecnologia.
O programa inclui duas conferências e uma mesa-redonda com especialistas da área da Região Autónoma da Madeira.
A conferência inaugural, com o tema ‘Políticas Educativas do Ensino da Música’, será proferida por Maria Helena Vieira, da Universidade do Minho. Na segunda conferência, Rosa M. Serrano, da Universidad de Zaragoza, irá abordar a ‘Transdisciplinariedad artística (musical, plástica y corporal) en la formación inicial universitaria así como en formación permanente con centros educativos de infantil, primaria y secundaria en España’.
Após as conferências, seguir-se-á uma mesa-redonda, com a participação de Natalina Santos (Direção Regional de Educação), Ana França (CIE-UMa); Gorete Pereira (Departamento de Ciências da Educação da UMa); e de Paulo Esteireiro (Conservatório – Escola das Artes da Madeira), onde serão debatidas diversas questões relacionadas com o tema central do colóquio, nomeadamente ‘A Educação Artística na RAM’, ‘A Educação pela Arte: Artes Cénicas, desafios e oportunidades à pedagogia’, ‘A Educação pela Arte como estratégia de inovação pedagógica’ e ‘O Ensino Artístico Especializado: desafios e oportunidades à política educativa’.
O encerramento do colóquio será assinalado com um momento performativo, protagonizado pelo ensemble de saxofones do Conservatório – Escola das Artes da Madeira.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia, através do formulário online disponível em https://lnk.ink/uVoim. O colóquio está validado pela Direção Regional de Educação, conferindo 6 horas de formação certificada para vários grupos de recrutamento docente.