O Porto Santo celebra esta quinta-feira o Dia da Cidade com as comemorações a terem início às 18h00, no auditório da Câmara Municipal.
A sessão solene comemorativa do Dia da Cidade será presidida pela secretária regional de Saúde e Proteção Civil, Micaela Freitas, em representação do presidente do Governo Regional, e a sessão de abertura estará a cargo da vereadora com o pelouro da educação, Mariana Vasconcelos.
A ocasião será aproveitada para fazer uma introdução sobre a Rede ‘Profetas pelo Mundo’, um projeto onde o município pretende “valorizar, considerar, reconhecer, legitimar todos aqueles que longe da sua terra natal são exemplos de sucesso profissional”.
De acordo com nota da autarquia, esta rede nasce através de um reconhecimento e tentando, através deste município, procurar ligar todos os que se encontram fora da Ilha, no sentido de partilhar experiências entre eles e com o Porto Santo, tendo em conta que no futuro é esperado o regresso destas famílias.
Este ano, o ‘Profeta pelo Mundo’ é Miguel Melo, professor associado no Departamento de Engenharias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde é diretor do curso de Licenciatura em Comunicação e Multimédia. É investigador sénior no INESC TEC e vice-diretor do Laboratório de Realidade Virtual MASSIVE. Integra o comité executivo da Eurographics e é membro dos órgãos sociais do Grupo Português de Computação Gráfica. Tem participado em diversos projetos nacionais e internacionais de investigação e desenvolvimento na área da Realidade Virtual Multissensorial, aplicando esta tecnologia em domínios como o turismo, o treino e a segurança radionuclear. É autor do livro Realidade Virtual – Conceitos e Aplicações e de mais de 100 artigos científicos publicados em revistas internacionais indexadas. O seu trabalho tem sido reconhecido com várias distinções nacionais e internacionais, destacando-se as quatro distinções com o Prémio Professor José Luís Encarnação, atribuído ao artigo do ano na área Computação Gráfica produzido por investigadores portugueses.
A cerimónia comemorativa do Dia da Cidade conta ainda com a apresentação do projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2024, ‘A VOZ na palma da mão’, da autoria de João Mendonça Abreu, aluno da turma do 10.º ano da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco. O projeto consiste na criação de um “aplicativo móvel”, em tecnologia nativa iOS (iPhone e iPad) e Android, para tradução/interpretação de Língua Gestual Portuguesa de forma a permitir e facilitar a comunicação entre os estudantes surdos, ouvintes e toda a comunidade. Esta aplicação promoverá a comunicação em tempo real, como também permitirá que os usuários se comuniquem por meio de mensagens de texto ou vídeo em LGP.
Serão igualmente atribuídos os prémios aos vencedores das propostas do Orçamento Participativo Jovem de 2025, assim como os prémios de mérito escolar aos alunos com os melhores resultados das escolas locais, no ano letivo 2024/2025, onde também serão agraciados os campeões regionais de golfe, nas modalidades sub-12 e sub-18.
As celebrações encerram com a voz de Mariza, com um concerto a partir das 22h30 na Praça do Barqueiro.