Os deputados do Chega que integram a Comissão da Mobilidade reuniram com representantes do Grupo Lufthansa, uma das entidades interessadas na aquisição de parte do capital da companhia aérea TAP.
O encontro realizou-se no âmbito dos contactos institucionais que têm vindo a ser promovidos pelas instituições interessadas na aquisição de parte da TAP junto dos vários grupos parlamentares.
A reunião teve lugar após o governo da República ter anunciado a intenção de avançar com a privatização de até 49% do capital da TAP. Segundo o executivo, a medida visa atrair parceiros estratégicos e reforçar a competitividade da companhia aérea portuguesa no mercado internacional.
Na qualidade de membro da Comissão da Mobilidade, Francisco Gomes aproveitou a ocasião para expressar a determinação do Chega em assegurar que o futuro acionista respeita as obrigações de serviço público e salvaguarda os interesses estratégicos do país, das regiões autónomas e das comunidades portuguesas da Diáspora.
“O Chega acompanhará o processo com muita atenção e sentido crítico. Não aceitamos uma privatização que destrua o serviço público e transforme a TAP numa empresa sem rosto nacional. Quem comprar parte da TAP tem de assumir responsabilidades para com o país, as autonomias e os portugueses da Diáspora, que consideramos inegociáveis”, disse Francisco Gomes, deputado na Assembleia da República.