A Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira (APMM), organização sem fins lucrativos dedicada à valorização e promoção do espaço macaronésio, realizou no passado dia 31 de agosto a sua terceira reunião ordinária da Assembleia Geral, na qual foram aprovados por unanimidade o Relatório de Atividades referente a 2024 e o Plano de Atividades para o próximo período.
Entre as ações previstas para 2025-2026 destacam-se a segunda edição do livro infantil ‘A Macaronésia trocada por miúdos’, projeto educativo que aproxima o público jovem da cultura e biodiversidade das ilhas, e o desenvolvimento de um novo projeto turístico de valorização da Macaronésia.
Na reunião foi manifestada, por unanimidade, a disponibilidade da Associação para colaborar na organização da IV Cimeira da Macaronésia, que terá lugar na Madeira em 2026.
Segundo a presidente da APMM, Susana Gramilho , “a Macaronésia caminha para se afirmar como um bloco regional com voz própria, onde Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde podem cooperar como vértices de um arquipélago de oportunidades. Temos desafios comuns e um enorme potencial para criar projetos conjuntos nas áreas da sustentabilidade, investigação oceânica, educação, turismo e cultura. A nossa missão é lançar as fundações de uma Macaronésia visionária, solidária e consequente, capaz de falar a uma só voz no Atlântico.”
A APMM reafirma, assim, o seu compromisso em promover, valorizar e criar sinergias entre os territórios da Macaronésia, reforçando laços culturais, ambientais e socioeconómicos, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável e cooperação atlântica.